sábado, 18 de dezembro de 2010

Competição Nacional das Acervas: Por que participar?

Bom pessoal, estamos quase entrando em 2011 e a próxima e mais importante competição de cervejeiros caseiros do Brasil se aproxima. Acontecerá em SC (local ainda indefinido) nos dias 23-25 de junho (feriado de Corpus Christi). Serão 3 estilos:

- Bohemian Pilsener (BJCP 2B)
- English Barleywine (BJCP 19B)
- Classic Rauchbier (BJCP 22A)


Pode-se competir em 1, 2 ou nos 3 estilos. Historicamente, essa competição tem sido massivamente dominada pela Acerva Carioca. Talvez em segundo plano apareçam mineiros e catarinenses. A Acerva Paulista tem sido apenas um coadjuvante, com o melhor resultado sendo um segundo lugar em 2009, do Eduardo Manetta (com sua traditional bock).
Cada ano que passa temos um número maior de inscrições e a competição fica ainda mais difícil. Mesmo assim, existem inúmeros motivos para deixar de lado a preguiça e o preconceito e se inscrever nessa competição. Cito alguns:

1. Colocar a Acerva Paulista em destaque no cenário nacional (me desculpem caros cervejeiros de outros estados ou paulistas que não são filiados à nossa sociedade, mas preciso cuidar dos interesses aqui de nossa "família")
2. Receber feedback dos jurados: com a pontuação geral você pode ter uma idéia de onde sua cerveja se encaixa em relação a outros cervejeiros. Com as observações de defeitos você pode encontrar lacunas e erros no seu processo e/ou no seu equipamento. E com as análises sensoriais você pode entender se sua receita se encaixa no estilo, se ela está muito pesada ou muito limpa, e outros detalhes interessantes
3. Competir: Uma vez competindo, você vai querer ter uma pontuação melhor, vai querer ganhar uma medalha e por fim chegar a ganhar uma categoria. E isso vicia!! No final das contas, vai perceber que a competição o torna um cervejeiro melhor. E uma pequena glória não faz mal a ninguém!
4. Prêmios: Alguns dos prêmios oferecidos por patrocinadores podem ser bem estimulantes: uma saca de malte, torneira de chopp ou talvez aquele fermentador cônico que você sempre quis.
5. Simplesmente porque é legal e saudável: Não importa o que aconteça, se você ganhe ou não, se foi totalmente justo, ou se você acha que a sua cerveja poderia estar melhor. Participar é o importante. A cultura cervejeira agradece!


Acredito que muitos cervejeiros não se inscrevem pelo medo do desconhecido. "Acabei de começar a fazer cerveja" ou "Não dá pra competir com cervejeiros experientes" são as frases mais ouvidas. Outros não competem porque eles não fazem cervejas com estilo definido e assim estão felizes, fazendo cervejas para eles mesmos, sem se preocupar em estar dentro de alguma categoria. E ainda existem os que não acreditam nos jurados e no modo como o julgamento é feito, ou que tiveram experiências ruins no passado com julgamentos.

Eu peço então que você, leitor, ignore essas desculpas para não participar e foque um pouco mais no motivo nº5. Porque não há nada mais legal que estar no dia do evento esperando o anúncio dos vencedores sabendo que você tem uma chance. E assim como na mega-sena, quem não joga não tem chance nenhuma de ganhar. Nosso sócio Paulo Ferro sabe disso: começou a fabricar bem depois de muitas figurinhas já carimbadas do estado. E nem por isso se deixou intimidar. Deu no que deu: 2º lugar no concurso estadual. Portanto, caros cervejeiros, brassemos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário