quinta-feira, 1 de março de 2012

"Os Sonhos"

Desde que a Acerva Paulista foi fundada, temos alguns sonhos.  Muitos deles são possíveis e já foram alcançados.  Outros ainda não sairam do papel.
  • Juntar 30 pessoas que fazem cerveja em um mesmo local
Pode não parecer tanto, mas em 2007 isso parecia impossível.  Lembro-me claramente de um encontro que aconteceu em 2009, na sede dos Lamas, o maior encontro da Acerva até então, envolvendo mais de 50 pessoas, 20 cervejas on-tap, dia inteiro pra conhecer novos cervejeiros caseiros.  Teve até o 1o. concurso interno da Acerva Paulista, com apenas 2 cervejas inscritas.  Aconteceu, mesmo assim.  Veja mais AQUI.  Desde então, tivemos muitos outros encontros memoráveis com mais pessoas.  Como não lembrar das edições do Brasil Brau, dos Concursos Nacionais, dos inúmeros encontros da Acerva (Magnus Prime, Sauber Beer e a famosa pizza de lúpulo, encontro em Ribeirão Preto entre inúmeros outros?)


  • Ter uma cozinha completa da Acerva Paulista para os sócios usarem
Não só 1 cozinha, mas duas.  Realmente, um presentaço!  A Cervejaria Colorado nos presenteou uma linda escultura de 30L no Brew Day (próximo sonho realizado) e acredito que eles ainda não foram avisados o suficiente do tamanho de nossa gratidão pra esse presente.  Dia lindo aquele em que brassamos uma Roggenbier na nossa nova máquina, fermentamos e tomamos.  Interessantíssima a cerveja.  Muitas brassagens ainda virão nessa escultura da Colorado.





Não bastando uma cozinha, ganhamos da MecBier uma outra cozinha de 100L.  Outro equipamento lindo e que está à nossa disposição para brassar as melhores cervejas possíveis.  Para ter acesso a essa maravilha, basta se associar à Acerva Paulista!!












  • Sede própria e encontros técnicos



A sede da Acerva Paulista, localizada em Campinas, foi um grande marco na nossa história.  Agora possuímos espaço para brassagens, encontros técnicos, salas (que ainda estão ociosas) para armazenamento de insumos e para fermentação.  Usaremos em breve o espaço para ter uma pequena "fazenda de fermentos" para distribuição de leveduras líquidas de difícil acesso aqui no Brasil (que é na verdade um mini-sonho que está perto de ser realizado).  Veja o CALENDÁRIO da Acerva Paulista para os próximos encontros técnicos na sede.  Vale lembrar que esses encontros são apenas para sócios.  Se você ainda não é sócio, então CLIQUE AQUI e saiba como se tornar mais um integrante da Acerva Paulista.


  • Revista especializada em cervejeiros caseiros


Revistas de cervejas sempre existiram.  Revista brasileira apenas voltada para o cervejeiro caseiro era um sonho que podemos falar que já foi realizado.  A 1a. edição saiu no final de 2010.  Caso você ainda não a tenha, clique aqui para adquirí-la.  Leia mais sobre esse marco histórico da Acerva Paulista AQUI.  Como o trabalho é muito e a mão-de-obra é pouca, atrasamos na segunda edição.  No entanto o projeto não terminou.  Continuaremos com a revista da Acerva Paulista e planejamos soltar a segunda edição ainda no primeiro semestre de 2012.





  • Fermentadores de inox encamisados e refrigerados


Um de nossos maiores problemas com as recém-adquiridas cozinhas (ítem acima) é o do que fazer uma vez que a cerveja foi brassada.  Os sócios hoje que as utilizam levam seus fermentadores/baldes para levar a cerveja para fermentar em casa, e cuidar eles mesmos da temperatura de fermentação.  Bom, com esses fermentadores a Acerva Paulista teria 100% de autonomia de produção, desde a brassagem até o condicionamento e futura transferência para barris, sejam esses barris de sócios ou da própria Acerva Paulista, que poderia então servir a cerveja na própria sede, ou em encontros futuros.  Para servir, a idéia de um balcão com várias torneiras (veja abaixo) também é um sonho da Acerva Paulista.  A Acerva Paulista, com os pés no chão, está estudando a aquisição desses fermentadores em um futuro próximo!





  • Balcão com 8+ torneiras para os sócios apenas engatarem os seus barris

O sonho basicamente é o da foto acima(abstraindo no momento as mulheres!!).  Balcão completo, ou pelo menos um paredão de torneiras para apenas engatarmos nossos barris/post-mix e desfrutarmos de várias cervejas on-tap ao mesmo tempo.  Podemos até pensar em montar uma unidade móvel, para facilitar a vida nos encontros fora da sede.  Um randall para lúpulo em flor também não seria má idéia.  Em termos práticos, estamos esperando o segundo semestre para tentarmos implementar algo parecido (mas um pouco mais simples: apenas torneiras lado-a-lado em conjunto com um freezer horizontal) em nossa sede em Campinas.  Uma unidade móvel de aproximadamente 4 torneiras também está em estudo.


  • Kombi Acerva Paulista
Esse sonho surgiu de conversas informais da diretoria.  Com ela a gente poderia transportar todo tipo de equipamentos para brassagens coletivas, cervejas para festivais, transportar pessoas entre cidades e também ajudar no translado de pessoas dentro de cidades grandes.  Poderíamos fazer demonstrações em locais públicos.  Podemos também usá-la para o envio de mercadorias para sócios ou outras empresas e também de buscar compras grandes ou coletivas, diminuindo o frete.  As possibilidades são inúmeras.  Esse sonho a diretoria estuda envolver algumas empresas patrocinadoras, que poderiam ter seu logo estampado na carroceria da Kombi.  Ainda um pouco distante, vamos tentar realizar os outros 2 sonhos acima antes de ir atrás desse..






Nenhum comentário:

Postar um comentário